Qual é a importância do design nas empresas?

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O objetivo de uma empresa é sempre se inserir no imaginário coletivo, de forma que o cliente sempre pense nela. É aí que entra a função do design, que através da linguagem visual cria comunicação com público. E qual é a importância do design?

Antes de um mero apelo visual, o design faz parte da criação de identidade, permitindo padrões de percepção para o público. E a melhor parte é que o design permite que o público mais facilmente perceba o valor que você oferece.

Então, o que é design? Qual é a função do design? Prossiga com a leitura do artigo e veja as vantagens do design gráfico!

Antes de tudo, o que é design?

“Uma imagem fala mais que mil palavras, traduzindo de maneira rápida ao público o que seu produto representa!”

“Ah, essa capa tem um design interessante”, “Esse celular tem um design moderno”, “Esse cartaz tem um design estiloso”. Essas são frases comuns que você provavelmente já ouviu sobre design – mas o que é design?

Antes de tudo, design é função. Se trata de um processo ou ciência para solucionar um determinado problema, não importando sua natureza. Segundo o dicionário, é o ato de “conceber um projeto e seu planejamento”.

Por isso, é um termo com definição bastante ampla e que temos de afunilar para o que lhe interessa: design gráfico.

O que é design gráfico?

Adaptando a definição geral de design, design gráfico é o desenvolvimento de um projeto para solução de problema através da linguagem visual. Basicamente, se trata de:

  • Gráfico para meio digital e impresso;
  • Estampas e camisetas;
  • Material de expediente;
  • Banners;
  • Catálogos;
  • Artes para redes sociais;
  • Editorias;
  • E identidade visual.

Por isso, o design gráfico assume um papel importante em causar percepção de marca e percepção de valor. Basicamente, ele traduz sua empresa para o meio visual – e esse meio é o que mais alcança o público!

Quais são os tipos de design aplicados pelas empresas?

Dentro do design gráfico, é possível encontrar diversas opções de atuação que a empresa pode contar. Aliás, se destacam 6 opções:

  • Brand design : se trata da gestão de marca, sendo responsável pelo logotipo, nome, slogan e identidade visual;
  • Design de comunicação: se trata da criação de imagens com intuito comercial;
  • Ilustração: o design mais básico e tradicional entre empresas, sendo a criação de ilustrações para uso variado;
  • Web Design: utiliza dos fundamentos de programação, design, linguagem e percepção estética para criar uma página web com design agradável à experiência do usuário;
  • Design Thinking: se trata de um conjunto de metodologias e reflexões teóricas que visam encontrar soluções para problemas de design e comunicação;
  • Design Visual: basicamente, se trata do design para todos os canais de informação, seja digital ou impresso.

Com isso, você entende como o design gráfico é mais do que estética, é uma função e parte da resolução de um problema!

Qual é a importância do design para as empresas?

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“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.” (Steve Jobs)

Para entender a importância do design, é preciso antes que você elimine um mito: o mito de que design é apenas deixar as coisas mais bonitas. Além da estética, que é importante também, design é também sobre ser funcional.

Afinal, se o design não entrega uma informação de maneira clara ao usuário, você basicamente falhou no objetivo do design. Por isso, sua importância pode ser vista de três formas: como resolução de problemas, como identidade e como entrega de valor.

Design como forma de pensar

Também chamado de Design Thinking, se trata de propor soluções para problemas de design e comunicação. Com isso, o objetivo do design aqui é encarar os problemas como oportunidades.

A importância do design se faz sentir na resolução de desafios através de múltiplas soluções. Dessa forma, o design também assume um papel de agente da inovação, propondo alternativas para o que era feito anteriormente.

E o melhor é que combina o olhar humano da questão e os valores da empresa, criando uma solução de valor agregado!

Design como criação de identidade

É difícil criar uma identidade visual e mais ainda mantê-la em todos os canais de comunicação: redes sociais, estampas, cartões de visita, folders, flyers, etc. Tudo faz parte da criação de identidade.

Por isso, o design também é uma ferramenta de percepção da marca através do seu tom de comunicação, tipografia e como fala. Pense na marca da Coca-Cola:

  • Ao pôr uma letra cursiva branca em cima de uma cor vermelha, você automaticamente lembra da marca;
  • Ao ver uma propaganda com a mensagem de compartilhar felicidade ou então com clima natalino, você automaticamente lembra da marca.

Isso é a percepção de marca, sendo ela um objetivo do design. Dessa forma, se percebe o terceiro fator de importância do design: percepção de valor!

Design como percepção de valor

Por fim, o design cria e/ou reproduz o valor de sua empresa. O cuidado e a qualidade que são impregnados nos produtos do design criam um valor maior para o público. Basicamente, você introduz na identidade visual o que você oferece ao público:

  • Seu produto se torna algo de luxo;
  • Seu produto se torna um item para camadas mais populares;
  • Seu produto respeita ao meio ambiente.

Como pode ver, a atuação do seu designer é capaz de mudar completamente a forma como seu produto é visto pelo mercado.

Quais são as vantagens do design gráfico para sua empresa?

Agora que você entendeu a importância do design, é momento de compreender as vantagens do design gráfico em suas diferentes formas. Percepção de valor e de marca são os benefícios diretos.

Contudo, é possível encontrar mais alguns indiretos ao uso eficiente do design!

Atua na redução de custos

Por meio do aperfeiçoamento e reorganização dos processos de comunicação, é possível reduzir erros, perdas e excessos. Além disso, você otimiza sua publicidade sem gastar mais com ela, conseguindo alcançar seu público através do menor custo.

Aumenta a sua competitividade

Se você investe no design, você consegue ficar a frente de muitas empresas do seu ramo. Isso é importante principalmente para empresas de pequeno e médio porte que precisam disputar espaço com grandes empresas.

Por meio de um design bem aplicado, você ganha maior competitividade!

Melhora a sua prospecção

Por meio do estudo de público-alvo, você pode usar do design para criar mais oportunidades de alcançar o público. É importante lembrar qual é a função do design (uma delas): criar percepção de valor.

Por meio de uma estratégia bem montada de design, você pode promover o produto de forma que se encaixe ao público-alvo!

Amplia o seu portfólio

Ao pensar no design como uma ferramenta de resolução de problemas, você é capaz de usar dele como gerador de soluções para a empresa. Através do design, é possível ter inovação e aumentar sua gama de ideias!

Por que você deve pensar no design como a solução para sua empresa?

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Qual é a função do design? Propor soluções. O papel dele é criar alternativas para os processos pelos quais você tradicionalmente passava. Por isso, contar com um bom design na sua empresa é ter uma oportunidade de inovar no seu segmento.

Afinal, para sobreviver na internet você precisa ter destaque e essa é a importância do design: lhe garantir reconhecimento. Com isso, você ganha em competitividade gastando pouco!


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