Com a psicologia das cores, tornou-se possível entender melhor a relação entre cores e as sensações que cada uma delas é capaz de despertar. Entre as áreas que mais passaram a usar esse conhecimento, está o design.
Nesse artigo, falaremos mais sobre esse emprego da psicologia das cores. Mostramos como ela funciona e explicamos como os designers a utilizam. Confira!
A importância da psicologia das cores no design
Em grande medida, a ampla utilização desse campo no design é consequência da importância que as cores tem para o marketing.
De fato, utilizar determinadas paletas pode ser fundamental para uma campanha, definindo seu sucesso ou seu fracasso.
Para entender porque isso acontece, devemos compreender as cores como uma linguagem.
Por meio delas, é possível comunicar sentimentos e emoções, inspirando desejos em um interlocutor.
A partir desse entendimento, o papel dos profissionais de design passa a ser a definição de cores que tornem uma mensagem mais sedutora aos olhos de um público-alvo.
“Para se ter uma ideia da importância das cores para as empresas (e, por consequência, para designers e profissionais de marketing), elas correspondem a 85% da motivação subjacente à compra de um produto, segundo Neil Patel.”
Além disso, as cores são fundamentais para o fortalecimento de uma marca. Juntamente com palavras e logotipos, elas ajudam as empresas a fixar mensagens no imaginário do consumidor.
Podemos ilustrar isso citando exemplos de empresas como as lojas de roupas femininas Marisa ou a rede de fast food Mac Donald’s, que utilizam cores como formas de evidenciar suas identidades visuais.
Falaremos em mais detalhes sobre esse ponto no tópico a seguir. Não deixe de conferir!
A importância da psicologia das cores para o posicionamento e a identidade visual das marcas
As cores são fundamentais na identidade visual e no posicionamento de uma marca.
No que diz respeito à identidade, as cores de uma marca devem estar presentes em tudo que diz respeito a ela, desde os logotipos, até os uniformes, passando pelas paletas usadas em sites e blogs.
Quanto ao posicionamento, as paletas utilizadas na identidade visual podem determinar o modo como uma empresa é vista por seu público.
Para tornar a aplicação da psicologia das cores a esses conceitos mais clara, podemos nos valer de um exemplo.
Digamos que você pretende abrir uma loja de fastfood saudável. Evidentemente, o oferecimento de lanches saborosos e ao mesmo tempo “fitness” é um dos diferenciais do seu empreendimento.
Portanto, seu objetivo é criar uma marca que evidencie esse diferencial para seu público-alvo. Nesse caso, uma boa ideia é adotar as cores amarelo e vermelho, já utilizadas por famosas redes de fastfood tradicional, certo?
Errado! Nesse caso, o ideal é que sua marca tenha cores como o verde, que transmitem a ideia de saúde, sustentabilidade e natureza.
Para que você entenda melhor as sensações e sentimentos passados pelas cores, explicaremos como é feita a classificação das cores dentro do que se conhece como psicologia das cores. Veja!
A classificação das cores
Mas, afinal, como funciona a psicologia das cores? Como seu nome mesmo sugere, essa área de estudo mostra como nosso cérebro reage a cores específicas.
“Isso significa dizer que cada cor terá um significado para o cérebro. E é o conhecimento desses significados que mais importa na hora de desenvolver uma campanha de marketing ou um produto.”
No âmbito da psicologia das cores, as cores podem ser classificadas considerando a possibilidade de serem decompostas ou de acordo com as sensações que causam.
No que diz respeito à classificação que leva em conta a decomposição das cores, temos os seguintes tipos:
- Primárias;
- Secundárias;
- Terciárias.
Entre as cores primárias, temos aquelas que não podem ser decompostas, como o vermelho, o verde e o azul. Já as secundárias são cores criadas a partir de outras duas, como o magenta. Já as terciárias são compostas por três cores.
Quanto às sensações, as cores são classificadas em três tipos distintos, que listamos abaixo:
- Cores quentes;
- Cores frias;
- Cores neutras.
As cores quentes passam uma sensação de atividade intensa e de calor. Já as cores frias transmitem uma sensação de conforto e tranquilidade. As cores neutras, por sua vez, são possuem uma menor capacidade de inspirar sensações.
Qual o significado das cores? Como aplicá-las?
Agora que você já sabe qual é a importância da psicologia das cores para o design e como as cores são classificadas no âmbito dessa área, podemos mostrar como elas podem ser utilizadas em estratégias de branding e campanhas de marketing.
Logo a seguir, explicamos quais as sensações causadas pelas cores e qual a sua utilidade na prática. Veja!
Vermelho
Essa cor quente e primária passa uma ideia de intensidade, de paixão, de força ou poder. Em nosso dia a dia, ela está relacionada a advertências ou situações de perigo.
Você pode utilizá-la em sua campanha como uma forma de intensificar uma mensagem ou criar um senso de urgência em campanhas.
Amarelo
Outra cor quente muito importante é o amarelo. Ela pode transmitir uma ideia de movimento e alegria, sendo uma das cores mais estimulantes que existem.
Na prática do marketing e do design, ela é constantemente utilizada para chamar a atenção do consumidor, visto que também é uma cor vibrante.
Azul
O azul é considerado uma cor fria, transmitindo uma sensação de calma e contentamento.
Essa cor é constantemente utilizada em campanhas de fortalecimento de marcas por também passar uma ideia de segurança, confiança e lealdade, inspirando maior credibilidade nos consumidores.
Verde
Essa cor é capaz de transmitir uma sensação de tranquilidade e saúde, além de ser a cor que melhor representa a natureza.
Por isso, o verde pode ser usado em campanhas que indiquem que mostrem aos consumidores o comprometimento das marcas com o ideal de sustentabilidade.
Roxo
O roxo está associado ao luxo, ao requinte, ao erotismo e à beleza. Por isso, é muito utilizado por empresas do segmento de cosméticos.
Além disso, essa cor transmite uma ideia de criatividade e transformação, sendo indicada para mostrar ao consumidor o perfil inovador de uma marca.
Laranja
O laranja é uma cor viva, que transmite uma maior energia e uma sensação de calor e atividade. Assim como o amarelo, ela costuma ser usada para chamar a atenção (em CTA’s, por exemplo).
Ademais, o laranja é uma cor muito convidativa, podendo ser usada em estratégias de branding para tornar uma marca mais amigável.
Como escolher as cores certas para uma marca ou campanha de marketing?
Diante de tantas informações, resta saber como é possível escolher as cores mais adequadas a uma marca ou campanha. A seguir, mostramos algumas dicas que podem ajudar você nesse processo.
Defina sua persona
Para definir as paletas da sua marca, você precisa saber quem são seus clientes e conhecer seus gostos. Afinal, o que sua marca mais deseja é a atenção deles. Daí a importância de se ter uma persona bem definida.
Pesquise a concorrência
Procure entender o modo como a concorrência utiliza as cores na estratégia de branding e nas campanhas e ações de marketing. Essa também é uma forma de evitar plágios e criar uma marca inovadora.
Utilize ferramentas digitais
Atualmente, existem vários aplicativos e programas que podem ajudar designers e profissionais do marketing a encontrar as cores mais adequadas a seus objetivos.
Psicologia das cores: um conhecimento essencial para as marcas
Para concluir, podemos dizer que as cores são realmente essenciais para o posicionamento e a identidade visual das marcas de sucesso. Elas auxiliam as empresas a mostrar diferenciais e a comunicar valores.
Por isso, o conhecimento da psicologia das cores é fundamental para o design. Somente a partir dele, é possível fazer um uso de paletas com foco em objetivos e resultados concretos.
E você, já conhecia a importância da aplicação da psicologia das cores ao design? Comente!