Independentemente do segmento ou porte, toda empresa precisa de um logo. Afinal, ele pode expressar de maneira visual o conceito de uma empresa. Mas, diante de tantos tipos de marcas, como definir uma que seja mais adequada?
Para facilitar essa difícil escolha, indicamos alguns dos mais interessantes tipos de logos que existem, mostrando, também, sua aplicação e exemplos. Continue a leitura e colete boas ideias para sua marca!
Tipos de logotipos #1: lettermark
Definição
Também conhecido como monograma, esse logotipo é caracterizado por destacar as iniciais de uma marca. Pode-se, ainda, fazer lettermarks com abreviações.
Em ambos os casos, o desenvolvimento do logotipo deve se concentrar em tipos de fonte que evidenciem os valores da marca, de modo a criar uma conexão verdadeira com um público-alvo.
Como usar
Para utilizar o monograma, deve-se ter em mente que uma das vantagens que esse logo é capaz de propiciar é seu aspecto “clean”. Portanto, nada de exageros e elementos desnecessários.
Ademais, deve-se verificar a necessidade do uso desse logotipo. Se o nome de sua empresa é pequeno, não há por que optar pelo lettermark.
Exemplos
Entre os exemplos mais famosos do uso de monogramas, podemos citar os logos da CNN, da IBM, da BBC, da HBO e da HP.
Tipos de logotipos #2: representação gráfica
Definição
Diferentemente dos monogramas, as representações gráficas se caracterizam por apresentar objetos do mundo real na forma de ícones e símbolos. Em outras palavras, esses logos prescindem de palavras.
Como usar
A utilização desse tipo de logo costuma ser feita por marcas bem estabelecidas do mercado e posicionamento forte.
“Se sua empresa ainda é nova, um logotipo icônico pode não ser muito indicado. Pelo menos num primeiro momento, o uso de palavras pode ser a melhor forma de transmitir mensagens.”
Exemplos
Talvez, um dos exemplos mais relevantes do uso de representação gráfica em logotipos seja o da Apple. Temos, ainda, os casos emblemáticos da banda Rolling Stones, da Pepsi e da Nike.
Tipos de logotipos #3: wordmark
Definição
Ao contrário da representação gráfica, o logotipo wordmark utiliza apenas o nome da marca, sem ícones ou abreviações.
Como usar
Antes de optar por esse logotipo, você deve se perguntar se o nome da sua empresa revela algo sobre o segmento em que ela atua. Não recomendamos o uso do wordmark por marcas que utilizam nomes de pessoas.
Ademais, é preciso considerar o uso de fontes capazes de transmitir a essência e os valores da marca, já que o wordmark considera apenas letras.
Exemplos
Como exemplos de empresas que utilizam esse logotipo, podemos citar os seguintes: Disney, Google, Visa, Samsung e Sony.
Tipos de logotipos #4: letterform
Definição
Semelhante ao lettermark, o logotipo letterform também prescinde de imagens e é constituído por abreviação. A diferença é que o letterform é composto de uma única letra, que geralmente é a inicial do nome da marca.
Como usar
O letterform deve ser capaz de revelar não somente os valores de uma marca, mas, também, seu nicho e diferenciais.
Ademais, as fontes precisam ser pensadas contra um fundo que dê destaque à letra inicial, inspirando sensações positivas no público-alvo.
Exemplos
Entre os exemplos mais importantes do uso do letterform, podemos destacar as logomarcas do WordPress e do Mac Donald’s.
Tipos de logotipos #5: combination mark
Definição
Como o nome em inglês já sugere, esse logotipo combina o uso de palavras e ícones, sendo uma das maneiras mais assertivas de se comunicar com um público-alvo e aumentar a percepção de valor de uma empresa.
Como usar
Por ser um logotipo que une o nome da marca a uma representação gráfica, sua utilização é menos restrita. Em outras palavras, esse tipo de logo facilita a transmissão da mensagem de uma marca.
Contudo, deve-se ter o cuidado para não criar logotipos muito poluídos. Um excesso de elementos ou cores pode tornar um logo confuso e pouco efetivo.
Exemplos
A Amazon, uma das marcas mais caras do mundo, utiliza esse logotipo. Outros exemplos de combination mark são os logos da Adidas e da Microsoft.
Tipos de logotipos #6: emblema
Definição
Semelhante ao combination mark, o emblema também se caracteriza pela junção do nome da marca com um ícone. Contudo, nesse caso, esses elementos são inseparáveis.
Como usar
O nome da empresa precisa ficar bem legível dentro do emblema. Ademais, deve-se ter cuidado ao escolher as paletas, fontes e formatos dos ícones, pois esses elementos podem dificultar a apreensão da marca pelos consumidores.
Exemplos
Entre os exemplos de empresas que utilizam emblemas, podemos citar a Lego, a Ford e a Stella Artois.
Tipos de logotipos #7: mascotes
Definição
Esse logotipo utiliza personagens como uma forma de representação visualmente os valores e o conceito de uma marca. Além de fortalecerem a identidade visual de uma empresa, os mascotes criam elos emocionais com o público-alvo.
Como usar
É importante verificar se a persona do seu negócio permite que você utilize um mascote. Se sim, deve-se usar um personagem que represente fielmente a marca.
Caso, você precise de uma representação menos descontraída, utilize mascotes humanizados.
Exemplos
No Brasil, é muito comum que times de futebol utilizem mascotes em suas campanhas de marketing. Outros exemplos bem-sucedidos desse logotipo são os das marcas Quaker e Kellogg’s.
Tipos de logotipos #8: letter stacking
Definição
Letter stacking, ou “letras empilhadas” é uma das novas tendências da tipografia para a confecção de logotipos. Ele se caracteriza por organizar letras de um nome na vertical, de maneira a dar um ar inovador e criativo.
Como usar
As letras empilhadas devem permitir a leitura do nome da marca, mas sem parecer tão claro (a ideia é desafiar a percepção do público, como se fosse um jogo). Quanto às fontes, o ideal é optar por aquelas que possuem um visual mais “clean”.
Exemplos
Um dos exemplos mais importantes desse tipo de logo é utilizado pelo museu de Oakland, na Califórnia. O Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, também utiliza esse tipo de logo.
Tipos de logotipos #9: lettering
Definição
Assim como o letterform, o lettering também é uma forma bastante criativa e dinâmica de usar logotipos com letras. Trata-se de uma forma de fazer fontes manuscritas, com formatos pouco usuais e cheios de personalidade.
Como usar
Cuidado para não abusar nas formas! Lembre-se que os nomes devem ser legíveis para o público. A utilização de fundos pode ajudar a tornar o lettering mais nítido e interessante.
Exemplos
Um excelente exemplo de lettering é o logotipo da Salvatore Ferragamo. Marcas de moda costumam utilizar esse tipo de logo.
Tipos de logotipos #10: logos vintage
Definição
Os logotipos vintage utilizam elementos gráficos que inspiram uma sensação de nostalgia no consumidor, transmitindo valores como tradição e qualidade. Com certeza, é uma ótima forma de melhorar a percepção de marca.
Como usar
“Um logo vintage deve passar a ideia de tradição sem parecer antiquado. Para isso, elementos como escudos e fontes “retrô” devem dialogar com detalhes que transmitam ideias como inovação e criatividade.”
Exemplos
O logo da cervejaria Stella Artois é um bom exemplo desse tipo de logo (destaque para a indicação do ano da criação do produto). Já o logotipo da Harley-Davidson consegue passar uma ideia de juventude e liberdade por meio de um escudo.
Logotipos: uma ferramenta que pode fazer a diferença na percepção de marca
Para concluir, podemos dizer que o uso de um logo faz toda a diferença, permitindo que as empresas se aproximem de seus consumidores de um modo mais consistente.
Contudo, esse uso deve ser feito de maneira bem pensada e planejada. Como você pôde perceber, existem vários tipos de marca e alguns podem não ser adequados à sua empresa. Pense bem!